Nefrologia e Urologia
O diagnóstico exato da causa e o tratamento imediato são essenciais para a reversão do quadro e a preservação do funcionamento renal.
Doenças renais podem ser adquiridas pela bactéria da leptospirose, por intoxicações, envenenamento, anestesia, stress, choque, trauma e qualquer outra doença sistêmica.
Há também os cálculos renais e vesicais (pedra nos rins e bexiga), que acometem cães e gatos de todas as raças, e os problemas de uretra e ureter. Alterações de ordem infecciosa, inflamatória e tumoral dos órgãos reprodutivos são tratadas pelo setor de urologia.
Cães e gatos podem nascer com problema nos rins e os sintomas já se manifestam desde cedo, como beber água em excesso, inapetência ou apetite seletivo, vômitos ocasionais e odor urêmico na boca, aumento da produção de urina, dificuldade de urinar ou defecar, urina com sangue, aumento do tamanho de um testículo, ausência de testículo ou presença de um só, secreção na vulva, cristais na urina (aspecto de areia), dor, diarréia, icterícia (amarelamento da pele) e incontinência urinária. Apresentando sintomas de sangue na urina ou fezes, dirija-se ao Pronto-Atendimento.
O atendimento funciona mediante agendamento.